Blog criado para divulgar o trabalho dos missionários leigos da Paróquia São João Batista de Campos Novos SC.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
domingo, 28 de setembro de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
terça-feira, 23 de setembro de 2014
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
domingo, 21 de setembro de 2014
Em homilia na Albânia, Papa encoraja à ação missionária
Uma reflexão sobre missionariedade, citando a grande missão da Beata Madre Teresa de Calcutá. Assim foi a homilia do Papa Francisco na Missa celebrada por ele neste domingo, 21, na Praça Madre Teresa, em Tirana, capital da Albânia. O país recebe hoje a visita do Santo Padre que, na homilia, encorajou a ação missionária dos albaneses.
Pontifícias Obras Missionárias
Teve início no último dia 14 de setembro, a edição 112 do Curso de Iniciação à Missão no Brasil promovido pelo Centro de Formação Intercultural (Cenfi) e organizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). O curso tem a duração de três meses e é oferecido aos missionários e missionárias recém-chegados do exterior, enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações, para a missão no brasil.
sábado, 20 de setembro de 2014
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Sem proximidade às pessoas, a pregação é vaidade, afirma Papa TERÇA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2014, 9H17
“Deus – dizem as pessoas – visitou o seu povo”. Quando Deus visita “há algo a mais, há algo de novo”, “quer dizer que a sua presença está especialmente ali”.“Quando Deus visita o seu povo, restitui ao povo a esperança. Sempre. Pode-se pregar a Palavra de Deus brilhantemente: encontramos grandes pregadores na história. Mas se estes pregadores não conseguem semear a esperança, essa pregação não serve. É vaidade!”
Diante desse fato, no qual Jesus restituiu à mãe o filho vivo, o Papa Francisco afirmou que se pode “entender o que significa uma visita de Deus a seu povo. E pedir a graça que nosso testemunho de cristãos seja testemunho portador da visita de Deus ao seu povo, isto é, da proximidade que semeia a esperança.”
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
domingo, 14 de setembro de 2014
frutos da missão: início do terço dos homens na comunidade NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
sábado, 13 de setembro de 2014
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
terça-feira, 9 de setembro de 2014
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
domingo, 7 de setembro de 2014
sábado, 6 de setembro de 2014
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Entenda a responsabilidade do cristão no processo eleitoral
Há pouco mais de um mês para as eleições de outubro, oCanção Nova em Foco destaca a responsabilidade do cristão no processo eleitoral.
Na mensagem lançada em maio pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a respeito das próximas eleições, os bispos apontam que os meses que antecedem as eleições constituem um momento privilegiado para refletir sobre situações injustas que acontecem no País.
Padre Wesley Macedo, coordenador do setor comunicação da Arquidiocese de Brasília, explica que a Igreja não tem opção político-partidária e nem orienta em que candidato o fiel deve votar, mas sim, indica os critérios que devem ser observados para a escolha de um candidato.“A Igreja se preocupa com o bem comum, a busca da verdade, da solidariedade, essa participação na vida pública, mas não faz nenhuma opção direta por nenhuma ideologia”, reforça.
Olhar para a vida do candidato, observar o que ele fez e o que deixou de fazer, se tem ficha limpa, analisar se ele defende o bem comum, a vida, a família e avaliar suas propostas de governo, são alguns dos critérios que devem ser observados, segundo padre Wesley.
Em unidade com a CNBB, a Arquidiocese de Brasília, também lançou orientações pastorais para essa eleição. Diante da reflexão apresentada pela Arquidiocese, padre Wesley destaca justamente os critérios para a atuação política.
“Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, de modo muito claro colocou cinco pontos interessantes para a gente se orientar,” afirma o padre.
São eles:
1º- Comportamento ético do candidato; 2º- Voto não é mercadoria, não pode ser trocado, vendido ou comprado; 3º- O bem comum, que deve estar acima dos interesses particulares ou de grupos partidários; 4º- Os candidatos e suas propostas devem defender e promover a vida; 5º- Além do respeito ao eleitor, é necessário o respeito mútuo entre os candidatos. |
Missionários da Ternura de Deus
“Cada cristão é missionário na medida em que testemunha o amor de Deus. Sede missionários da ternura de Deus!”
Houve um tempo em que o missionário era uma pessoa que vinha de longe para ensinar verdades fundamentais da fé. Não se podia imaginar que todo cristão fosse um missionário. Esta consciência veio aos poucos e se tornou definitiva quando os bispos da América Latina, reunidos na Conferência de Aparecida, em 2007, colocaram “missionário” como adjetivo de “discípulo”. No início ainda se falava de “discípulo e missionário”. Em seguida passou-se a falar de “discípulo-missionário”, como um substantivo composto. Mas logo a expressão “discípulo missionário” se popularizou e tornou-se vocabulário comum na Igreja. Se alguém não é missionário não pode se considerar nem mesmo discípulo de Jesus. É uma propriedade fundamental do “ser cristão”Francisco, na época Dom Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, era da comissão de redação da Conferência de Aparecida. Ele utilizou muito esta expressão “discípulo missionário” e garantiu que fosse uma marca distintiva do texto final. Agora, como Papa, ele não se cansa de motivar os cristãos a que sejam de fato missionários. Mas o que é isso? Certamente é mais do que sair de uma terra e ir para outra mais distante. É importante. Mas o núcleo fundamental da missionariedade cristã é dar testemunho. Isto aparece claramente nesta mensagem do Papa no twitter: o cristão é missionário “na medida em que testemunha o amor de Deus”. Mais do que testemunhar a fé ou as convicções religiosas, mais do que ensinar verdades, o missionário evangeliza pelo testemunho do amor misericordioso de Deus.o Papa nos provoca: “Sejam missionários da ternura de Deus”.
Assinar:
Postagens (Atom)