segunda-feira, 31 de março de 2014

Papa alerta sobre perigo do “turismo existencia

Francisco citou três tipos de crentes: os que confiam nas promessas de Deus e as seguem, os que têm uma fé estagnada e os que estão convencidos de progredir, mas, em vez disso, fazem apenas “turismo existencial”. Trata-se de pessoas que sabem que a vida cristã é um itinerário, mas que há diversos modos de o percorrer ou, então, não o percorrem de fato.
 Aqui está, segundo ele, o fundamento principal da virtude da esperança: confiar nas promessas de Deus sabendo que Ele nunca decepciona. Mas há cristãos que sofrem a “tentação de parar”.
“Tantos cristãos parados! Temos tantos cuja esperança é frágil. Sim, acreditam que haverá o Céu e tudo ficará bem. Tudo bem que acreditam nisso, mas não buscam isso! Cumprem os mandamentos, os preceitos, tudo tudo… Mas estão parados. O Senhor não pode fazer deles fermento no seu povo, porque não caminham. Depois, há outros entre eles e nós, que também erramos o caminho: todos nós, algumas vezes, erramos o caminho. O problema não é errar, mas é não voltar quando percebe que errou”, disse.
O modelo de quem acredita e segue aquilo que a fé lhe indica é o funcionário do rei descrito no Evangelho. O homem pediu a Jesus a cura do filho doente e não duvidou um instante de se colocar a caminho de casa quando o Mestre lhe assegurou ter obtido a cura. No extremo oposto, afirmou o Papa, está talvez o grupo mais perigoso, no qual estão aqueles que enganam a si mesmos: aqueles que caminham, mas não fazem caminho.
“São cristãos errantes: vagam, vagam como se a vida fosse um turismo existencial, sem meta, sem levar as promessas a sério. Aqueles que vagam e se enganam, porque dizem: ‘Eu caminho!’. Não, você não caminha, você vaga. Em vez disso, o Senhor pede para nós não pararmos, para não errarmos o caminho e não vagarmos pela vida. Pede-nos para olharmos para as promessas e seguir adiante com elas, como aquele homem que acreditou na palavra de Jesus! A fé nos coloca em caminho rumo às promessas de Deus”.
O Santo Padre reconheceu que os homens, em sua condição de pecadores, podem errar o caminho, mas Deus sempre lhes dará a graça de voltar. Ele destacou que a Quaresma é um bom tempo para cada um pensar se está, realmente, em caminho ou se está parado.
“Se errar o caminho, deverá confessar-se e retomá-lo.
Peça ao Senhor a graça de retomar o caminho, de colocar-se a caminho, rumo às promessas”.

sexta-feira, 28 de março de 2014


VOCACÕES , FOI O TEMA DA FORMAÇAÕ MISSIONÁRIA DE ONTEM NOITE DIA 27/03 NO SALÃO DO ROMEIRO

CATEQUESE  SOBRE VOCAÇÕES 
Adicionar legenda
BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA PRESENTE NA FORMAÇÃO E DISPOSTOS  A EVANGELIZAR AS FAMÍLIAS
SÃO JOSÉ OPERÁRIO EVANGELIZANDO E CONTINUANDO A FORMAÇÃO MISSIONÁRIA
LOUVAMOS A JESUS E A MARIA POR NOSSA VOCAÇÃO 
DE MÃOS DADAS  VAMOS JUNTOS  A CAMINHO  DO SENHOR 
UNIÃO  -DEDICAÇAO  - RESPEITO 
LEIGOS MISSIONÁRIOS COM  A LUZ DO ESPIRITO SANTO E A AJUDA DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS   LEVARÃO O PLANO DE DEUS AOS NECESSITADOS .

FORMAÇÃO CATEQUÉTICA E MISSIONÁRIA PARA AS LIDERANÇAS , A MESMA ACONTECE TODA ULTIMA TERÇA FEIRA DE CADA MÊS NO CENTRO DE FORMAÇAO.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 
IGREJA MISSIONÁRIA PARTICIPA , SE DOA E BUSCA FORMAÇAÕ
TESTEMUNHO DE VIDA E PERSEVERANÇA , DESEJO DE AJUDAR  E APRENDER SEMPRE MAIS SOBRE O PLANO DE DEUS.
AGRADECEMOS A TODOS VOCÊS  QUE ESTIVERAM PRESENTES NESTA FORMAÇÃO CATEQUÉTICA E MISSIONÁRIA  REALIZADA NO DIA 25/03 AS 19:00 NO CENTRO DE FORMACÃO DA PARÓQUIA SAO JOÃO BATISTA . AGRADECEMOS AS LIDERANÇAS QUE ESTAO DOANDO SEU TEMPO COM AMOR E DEDICAÇAO PARA QUE O ANUNCIO DO EVANGELHO SEJA ANUNCIADA ATRAVEZ DA FOMAÇAO PARA OS LEIGOS .

NOTA DE FALECIMENTO - Pe. Ênio Luiz Bottan

Faleceu nesta noite, por volta das 20horas e 30minutos, o Missionário Scalabriniano Pe. Ênio Luiz Bottan. O corpo do Pe. Ênio será transladado para Xaxim, SC, onde será sepultado amanhã no jazigo da família (confirmaremos o horário em breve). Pe. Ênio, natural de Xaxim, SC, nasceu no dia 9 de julho de 1941, fez sua Primeira Profissão Religiosa no dia 2 de fevereiro de 1960 e foi Ordenado Sacerdote em 25 de julho de 1970.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Francisco receberá “Pequena Missão para os Surdos


O Papa Francisco receberá em audiência na Sala Paulo VI, no próximo dia 29 de março, a “Pequena Missão para os Surdos” (PMS). Mais de seis mil integrantes, provenientes da Itália, Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha Estados Unidos, Inglaterra e Malta, foram convidados para o encontro.
O encontro será aberto às 8h30 com um momento de oração guiado pelos organizadores, seguido por testemunhos de pessoas surdas e cegas do Movimento Apostólico Cegos. Às 10 horas o Papa será recebido pelos participantes e fará um discurso.Em colaboração com outras Congregações, organizações e associações especializadas no setor, foram desenvolvidos serviços de caráter espiritual e cultural voltados às pessoas surdas, como a Missa dominical em italiano e na língua italiana dos sinais, retiros espirituais, dias de espiritualidade, encontros culturais, catequeses, preparação ao matrimônio e aos sacramentos, peregrinações e apoio à iniciativas para o desenvolvimento das pessoas surdas em países em via de desenvolvimento.Instituição trabalha na evangelização e promoção humana de pessoas surdas / Foto: L´osservatore Romano

O Arcebispo do Rio de Janeiro afirma ser antinatural e anticristã a tentativa do Plano Nacional de Educação

Será votado, nesta quarta-feira, 26,  na Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, alerta para a “ideologia de gênero” que está presente no documento.
Segue mensagem do Cardeal:
Depois de adiada várias vezes devido à pressão popular, a votação do Plano Nacional de Educação (PNE), a vigorar nos próximos dez anos como parâmetro ao sistema educacional brasileiro, foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 26 de março.
O documento a ser votado contém, no entanto, uma afronta às famílias brasileiras responsáveis pelas novas gerações, pois introduz, oficialmente, no ensino nacional, a revolucionária, sorrateira e perigosa “ideologia de gênero”, desmascarada mais de uma vez por estudiosos de renome.É importante saber que a palavra gênero substitui – por uma ardilosa e bem planejada manipulação da linguagem – o termo sexo. Tal substituição não se dá, porém, como um sinônimo, mas, sim, como um vocábulo novo capaz de implantar na mente e nos costumes das pessoas conceitos e práticas inimagináveiNesse modelo inovador de sociedade, não existiria mais homem e mulher distintos segundo a natureza, mas, ao contrário, só haveria um ser humano neutro ou indefinido que a sociedade – e não o próprio sujeito – faria ser homem ou mulher, segundo as funções que lhe oferecer.
Vê-se, portanto, quão arbitrária, antinatural e anticristã é a ideologia de gênero contida no Plano Nacional de Educação (PNE) e que, por essa razão, merece a sadia reação dos cristãos e de todas as pessoas de boa vontade, a fim de pedir que nossos representantes no Congresso Nacional façam, mais uma vez, jus ao encargo que têm de serem nossos representantes e rejeitem, peremptoriamente, a ideologia de gênero em nosso sistema de ensino.

Dom José Manoel João Francisco, novo Bispo de Cornélio Procópio (PR) / Foto: CNBB

O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Getúlio Teixeira Guimarães, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, e nomeou, nesta quarta-feira, 26, como bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR), dom José Manoel João Francisco, transferindo-o da sede episcopal de Chapecó (SC).Dom Manoel João Francisco é natural de Machados, Itajaí (SC). Recebeu a ordenação presbiteral, em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC). Foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998. É bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999.
Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic)

Missa Vocacional na comunidade nossa senhora consoladora dos aflitos ( integraçao)

FORMAÇÃO , MOMENTOS DE FORMAÇÃO JUNTO COM ORAÇÃO
CATEQUESE A TODOS E A TODAS AS IDADES , ESTA É A NOSSA IGREJA MISSIONÁRIA, QUE VAI ATÉ  O ENCONTRO  DOS FILHOS DE DEUS .
NÓS FOMOS FEITOS PARA ANUNCIAR...EVANGELIZAR ...SERVIR ....
FILHOS DE DEUS SENDO INFORMADOS SOBRE A VIDA DE JOÃO BATISTA SCALABRINI .


sexta-feira, 21 de março de 2014

Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação

conversa com Dom Dimas Lara Barbosa sobre uma novidade para a Igreja no Brasil: a aprovação de um Diretório de Comunicação. O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou o documento, na quinta-feira, 13.
Dom Dimas, arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, conta que foram necessários anos de reflexão para que o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil ficasse pronto.
Cada vez mais, bispos, padres e comunicadores católicos estão evangelizando por meio das mídias; daí, a necessidade de se ter um diretório para orientar uma linguagem comum. Dom Dimas observa que tem crescido a consciência da CNBB e da Igreja no Brasil acerca da importância dos meios de comunicação.j

2ª pregação da Quaresma: Cantalamessa fala sobre a natureza da Igreja


O pregador oficial da Casa Pontífica, frei Raniero Cantalamessa, fez a segunda pregação da Quaresma ao Papa Francisco e aos seus colaboradores da Cúria Romana. O momento de reflexão ocorreu na Capela “Redemptoris Mater”, no Vaticano, na manhã desta sexta-feira, 21.
O frade baseou toda a sua reflexão sobre a figura de Santo Agostinho, Bispo de Hipona, para explicar a natureza da Igreja, composta de pessoas, reunidas na caridade, que é o próprio Espírito Santo. É ele que a une e a anima. E Cantalamessa explicou:
“A plena pertença à Igreja exige duas coisas: a comunhão visível dos sinais sacramentais e a comunhão invisível da graça. A teologia agostiniana pode nos ajudar a superar os acontecimentos seculares, como as discórdias e as divisões… hoje, devemos passar da comunhão espiritual da caridade rumo à plena comunhão, mediante os Sacramentos e, sobretudo, a Eucaristia”.“É aquele que Santo Agostinho utiliza quando fala, em seus tantos discursos sobre a própria Igreja: ‘Se vocês quiserem realmente viver no Espírito Santo, mantenham a caridade, amem a verdade e atingirão a eternidade!’”, destacou.

Reunião da Comarca de Joaçaba (Paróquias Santa Teresinha, São José, Ibicaré, Lacerdópolis, Herval D'Oeste, Luzerna, e Capinzal).

Uma parada para avaliar como está caminhando o trabalho das Pastorais Sociais em nossa Diocese. Outro assunto foi a Campanha da Fraternidade: Tráfico Humano. Também houve uma contribuição dos participantes, com sugestões para a Visita Missionária de Santa Teresinha nas Paróquias, em preparação dos 40 anos de Criação da Diocese de Joaçaba, que acontecerá em 2015.

Seminaristas do Ensino Médio, Ciudad del Este, Paraguay. — com Luiz Flavio Prigol, Carlos Cardenas, Luiz Do Arte e Valentin Toledo.


Postulantes, Rio Grande, RS. — com Carlos Cardenas, Damião Roseno, Salmon Boanerges e Heitor Di Domenico.

Seminaristas do Propedêutico, Asunción, Paraguay. — com Dirceu De Rocco e Dirceu De Rocco.
Seminaristas estudantes de Filosofia, Asunción, Paraguay — com Dirceu De RoccoLuiz Flavio Prigol,Dirceu Bortolotti Danetti e Dirceu De Rocco.
parabéns ao  Padre Alexandre De Nardi Biolchi cs e todos que trabalham  pelas vocações .

Evangelho do dia


As 14 estações da via sacra


quinta-feira, 20 de março de 2014

A instituição oferecerá cursos de mestrado e doutorado para a formação de leigos,sacerdotes, diáconos e religioso


Deste modo, o Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” foi elevado à condição de Faculdade Eclesiástica de Direito Canônico, alterando o nome para “São Paulo Apóstolo”.
A nova faculdade oferecerá cursos de mestrado e doutorado, como instituição acadêmica eclesiástica autônoma.Em comunicado, o cardeal afirma que a criação da faculdade é “motivo de especial satisfação e ação de graças a Deus”.
Para Dom Odilo, a decisão “abre novos horizontes e possibilidades para a formação qualificada de leigos, sacerdotes, diáconos e religiosos no Direito Eclesiástico, para o serviço do povo de Deus”.Deus seja louvado! O apóstolo São Paulo interceda pela nova instituição eclesiástica, nascida para servir a vida e a missão da Igreja.

ALGUNS MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO TRABALHANDO NAS RUAS DE ALGUNS BAIRROS:

 TRABALHO MISSIONÁRIO DE VISITAÇÃO ÁS FAMILIAS E COLÉGIOS  NOS BAIRROS : INTEGRAÇAO - SAO JOSÉ OPERÁRIO - SENHOR BOM JESUS  E NOSSA SENHORA APARECIDA  .   QUE JESUS E MARIA ACOMPANHEM ESTE TRABALHO E ABENÇOE A TODOS .   REZEMOS PELOS MISSIONÁRIOS.

NOSSA PARÓQUIA TEM PADRES SCALABRINIANOS , REZEMOS POR TODOS.