sexta-feira, 21 de março de 2014

2ª pregação da Quaresma: Cantalamessa fala sobre a natureza da Igreja


O pregador oficial da Casa Pontífica, frei Raniero Cantalamessa, fez a segunda pregação da Quaresma ao Papa Francisco e aos seus colaboradores da Cúria Romana. O momento de reflexão ocorreu na Capela “Redemptoris Mater”, no Vaticano, na manhã desta sexta-feira, 21.
O frade baseou toda a sua reflexão sobre a figura de Santo Agostinho, Bispo de Hipona, para explicar a natureza da Igreja, composta de pessoas, reunidas na caridade, que é o próprio Espírito Santo. É ele que a une e a anima. E Cantalamessa explicou:
“A plena pertença à Igreja exige duas coisas: a comunhão visível dos sinais sacramentais e a comunhão invisível da graça. A teologia agostiniana pode nos ajudar a superar os acontecimentos seculares, como as discórdias e as divisões… hoje, devemos passar da comunhão espiritual da caridade rumo à plena comunhão, mediante os Sacramentos e, sobretudo, a Eucaristia”.“É aquele que Santo Agostinho utiliza quando fala, em seus tantos discursos sobre a própria Igreja: ‘Se vocês quiserem realmente viver no Espírito Santo, mantenham a caridade, amem a verdade e atingirão a eternidade!’”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário